segunda-feira, 28 de setembro de 2009

*A Influência da Matemática na Atualidade*


Podemos afirmar que a matemática hoje é tão existente em nossa vida quanto qualquer outra coisa. É possível compará-la a água, sempre necessária, no entanto nunca está em risco de sumir do planeta, pelo contrário, está cada vez mais abundante.

Esta ciência que estuda os números, as figuras geométricas, entre outros elementos, é encontrada em toda parte do nosso cotidiano. É difícil pensar em fazer um bolo sem usar a matemática, no momento de medir o leite, contar os ovos, as colheres de açúcar, enfim, até quando for servi-lo. Em ler um livro podemos notar vários aspectos matemáticos, dentre eles o seu formato, que geralmente é uma figura de um retângulo. Ao ter uma pizza para ser compartilhada entre amigos, é inevitável o uso de cálculos para essa divisão.

A matemática acaba sendo empregada até em outras ciências. Na geografia é usada na cartografia, uma vez que é necessária para se decifrar a escala de um mapa, entre outros casos, ou pode ser empregada nos estudos da urbanização, quando são analisados números de dados estatísticos, onde é comum se encontrar em porcentagem. A física é completamente dependente da matemática, já que se constitui de vários cálculos, gráficos e um pouco de geometria plana. Dentre tantas disciplinas que sofrem a influência dessa ciência, ainda podemos citar a química com seus estudos da tabela periódica, números atômicos e elementos de substâncias.

No momento em que vamos fazer alguma compra sempre questionamos a melhor forma de pagamento e qual produto sai mais em conta, é nessa hora que procuramos a ajuda da matemática financeira cujo o estudo se direciona nas diversas formas de evolução do dinheiro com o tempo nas aplicações ou pagamentos de empréstimos.

É muito difícil lembrar da capital brasileira sem se recordar da imagem do Congresso Nacional, a demonstração de que a matemática geométrica está bem utilizada na arquitetura.

Definitivamente a ciência dos números e cálculos está em comprovada abundância e desenvolvimento constante. Encontrada em todo lugar, na natureza, nas artes, nas profissôes e até em nós mesmos, aliás quando nascemos somos registrados com números, os quais carregamos por toda a vida.

Nenhum comentário: